0

Crítica | Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1

Posted by Samuel Cassemiro on 11/21/2014 in , , ,




Enfim temos a primeira parte para o final do umas das maiores franquias juvenis mais consolidadas após o fim de Harry Potter. E com um tom, totalmente diferente dos filmes anteriores, este vem um clima de bastidores de uma revolução. Katniss agora simbolo da revolução dos distritos, tem que fazer os mesmos serem firmes no campo de batalha.

O filme todo, basicamente é quase aula de como foi a 'guerra' de propagandas Capitalismo x Nazismo. E no meio desses conflitos políticos fortemente abordados no decorrer do filme. Temos Katniss totalmente sem chão após saber que Peeta, está vivo e com a Capital, que clama por um cessar fogo, enquanto Katniss grita por fogo contra fogo. Francis Lawrence foi muito metódico nas cenas em que Peeta aparece, nunca foi nada orgânico, e sim Katniss vendo-o atrás de uma tela. Ele conseguiu passar essa privação que a personagem vive em apenas algumas cenas, e como elas foram filmadas.


Ao contrário do livro, que é todo descrito em primeira pessoa aos olhos de Katniss, no filme temos um visão muito mais abrangente do que está acontecendo em Panem. E como uma adaptação, o filme funciona perfeitamente, muitas das frases e cenas icônicas de estão lá.

A Presidente Alma Coin, interpretada pela Julianne Moore está muito representada. Em alguns momento é notável que, nem mesmo ela sabe muito bem pra onde tudo isso vai dar, mas é unica chance que eles tem pra se livrarem da Capital.

O restante do elenco, manter as atuações muito boas, embora o foco esteja em Katniss, e Jennifer Lawrence da um show, embora em algumas cenas cujo a personagem vai sendo forçada a emoções fortes e todo momento, chega ser no minimo cômico. Mas nada comprometedor. 

Muito se especulou sobre no final da primeira parte, boa parte acertou em cheio, embora não da forma que achamos que fosse.

[SPOILERS]
O filme termina pouco minutos após o reencontro de Katniss e Peeta, por incrível que pareça foi mais fiel que o próprio livro. Foi em outras palavras, sufocante e aterrorizador. Ao fim temos um discurso motivador de Coin para os cidadãos do Distro 13, enquanto vemos Katniss caminhando em direção há uma janela de uma sala branca. Dentro dela, vemos Peeta no mais sublime surto de ódio, terror e loucura. A câmera fecha no rosto de Katniss, assim como no segundo filme. Mas aquela cara de determinação do segundo, da lugar ao horror, medo e incerteza do futuro.
[FIM DO SPOILER]

Por fim o grande desfecho da rebelião ficará para próxima parte, que chega aos cinemas no final de 2015. Será mais uma no de privações para os fãs. E pelo que vivemos até agora, a violência dos livro não será mascarada como no primeiro filme. E no fim, esperamos que o próximo filme, seja tão bom quando este.


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .