0

Série | Game of Thrones 4ª Temporada

Posted by Samuel Cassemiro on 6/20/2014 in , , , , ,




A própria HBO afirmou que nunca um sucesso em mãos desde Sopranos (1999-2007), recordes de audiência e em downloads ilegais, Game of Thrones se provou um sucesso explosivo que cresce a cada temporada.

Há alguns anos atrás, em meados de 2008 a HBO estava lançando os series finales de suas principais séries - Six Feet Under (2001-2005) e Sopranos, até então o canal sempre focou em dramas 'reais'. Então, num vira louca e perigosa, a HBO comprou a ideia de vender Histórias Fantástica, nesse linha veio True Blood (2008-2014), outro grande sucesso do canal, que estreia em sua sétima e ultima temporada.

Em 2010 quando a série teve sua primeira temporada, foi um tempo de incerteza. HBO hoje é a produção mais cara da televisão americana. Era um tiro no escuro que podia voltar e acertar o canal em cheio. Nunca havia se proposto tal produção a um canal. Mas é HBO. Eles fazem mágica.

E então, todos estavam fascinados pelas intrigas de Westeros, o sangue, os dragões, os lobos gigantes e sexo. A história tinha núcleos que fugiam longe um dos outros, não mais que um isso.

[Continue Lendo]





A maioria sabe que a série se baseia em As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin. Que inicialmente havia pensando como sendo uma Trilogia, isso em meados da década de 90, e quase 30 anos depois, com cinco publicados, e o sexto e sétimos ainda sem data pra publicação. A série atingiu um ponto de ruptura dos livros.

Essas quatro temporadas, adaptaram os três primeiros livros, sendo terceiro o maior. Desse ponto em diante, as histórias iram se distanciar cada vez mais, num ponto em que algumas delas vão dar seu espaço pra outras começarem. Pra então voltar mais tarde no quinto livro. Isso mesmo, o quarto e quinto livro são cronologicamente simultâneos, divididos geograficamente.

Mas, chega de falar do futuro. Pra isso eu fiz, um texto bem banaca sobre o que esperar do futuro de Game of Thrones.

Essa temporada, foi pautada de clímax e desfechos pra todos os lados. Porto Real, começa a sofrer e ruir sobre si. O norte começa a se reconstruir. E o Verdadeiro Norte, pega a fogo. E Stannis tem que ir lá pra botar a ordem. E enquanto isso, Dany vê que reinar não é só mil maravilhas, ainda mais quando se tem um dragão com problemas de comportamento a solta.

Os planos mais ousados estão aqui, as batalhas e as lutas, e claro os dragões estão incríveis. Se houve um momento que me fez duvidar do que estou vendo foi cena em que Dany tranca seus dragões mais jovens nas masmorras. Houve um trabalha incrível na fotografia, não era apenas um caverna suja. A movimentação das escamas dos animais, e a água abaixo se comportando junto com a cena foi fantástico.



Alex Graves, foi o responsável por dirigir o season finale. Além ter dirigido o espetacular "The Mountain and the Viper" e o amado por todos, "The Lion and the Rose". Alex tem seu trabalho praticamente voltado pra tv, já foi indicado a dois Grammy. E é produtor de varias séries de ficção, além de dirigir elas. Por exemplo, ele dirigiu e produziu o pilot a finada Fringe (2008-2013), uma das minha séries favoritas. Revendo, não foi de estranhar essa paixão pelo gore em seus episódios em Game of Thrones.

O episódio nove, como é tradição ficou para o climax 'central', que novamente foi no Norte. O norte verdadeiro, finalmente o confronto entre a Patrula da Noite e os Selvagens. Muita gente diz que esperava mais, inclusive que Jon Snow já fosse Comandante. Mas o episódio equilibrado, e que conseguiu desenvolver muito melhor o núcleo da Marulha, que andou muito apagado desde o final da terceira temporada.  O "The Watchers on the Wall" ficou a cargo de Neil Marshall, que dirigiu o "Blackwater" na segunda temporada.

Os dois episódios, são bem diferentes em questão de fotografia, câmera e trilha sonora. Mas nos dois, Neil soube desenvolver a tensão pré batalha de modo bem feito.




















Mais uma vez, Ramin Djawadi destruiu com sua trilha sonora, Game of Thrones só é que é hoje, por causa dele. A qualidade cinematográfica da série é inquestionável, mas a trilha sonora é tão superior a muitos filmes de blockbuster de fantasia medieval que andaram estreando por ai. Muitas vezes, ter uma trilha não significa que a cena vai funcionar. Ter um trilha boa, é saber quando usa-la.
Em "The Children", a cena do Bran chegando ao Arvore Coração, foi incrível, teve trilha inspiradora. Deu um tom de descanse, você chegou. Mas então, tudo perde o brilho a câmera fica lenta e se abre. E trilha termina e se tem silêncio. Um silêncio curto, mas foi o bastante pra cortar a atenção do espectador. Então, volta com batida, violinos se rasgando e começa uma corrida.






















Posso dizer que meus episódios favoritos foram dirigidos pelo Alex Graves, mas houve um recurso que eu amo e que quase nunca se vê até mesmo no cinema. Neil Marshall usou uso, um plano sequência em que a câmera se abre e temos uma vislumbre de tudo que está acontecendo, na batalha dentro de Castelo Negro.

A cena em que Stannis chega ao acampamento Selvagem, também de tirar o folego, claro tudo isso pautado pelo trilha maravilhosa de Ramin.

Houve núcleo que tiveram seu fechamento para essa temporada, e outros que estão mudando e se espalhando. A próxima temporada, vai ser um teste, um desafio para os produtores, David Benioff e D. B. Weiss. Acrescentar dois novos nucleos e um deles até então apenas mencionado. Dorne está changando e promete ter os pontos altos da temporada, assim como a volta das Lulas Gigantes. E guerra civil nesse dois núcleos, que estão ansioso pra ver.



Confira a trilha sonora via Spotify:


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .