0

Machado de Cu é Rola de Assis ou como realmente fazer crianças a terem o habito de ler livros

Posted by Samuel Cassemiro on 8/15/2017 in , ,

Calma, isso aqui não vai ser roasted do nosso querido Machado mas, uma reflexão pessoal de como Machado de Assis pode fazer algumas pessoas a odiarem o habito simples de ler um livro,
Lá no meus tempos joviais, (ai nem sou tão velho mass) o Pequeno Sam estava em uma aula de  Português, sendo obrigado a engolir questões gramaticais e como Machado de Assis era mega importante.
Olha, eu sei, ele é pica das galaxias da literatura brasileira, alguém dê meus parabéns para ele. Mas por outro lado, estamos no século 21. O século da globalização, da informação rápida e instantânea. A cabeça dos jovens são como explosões nucleares multicoloridas de informação . Ao mesmo tempo que podem estar disposto a novidades, coisa densas e de certa não se encaixa na vida deles, pouco eles se importam.

Somos a geração perdida no próprio umbigo, buscamo representação nas coisas que consumimos. E longe de depreciar a obra do Machado e seus amigos. Mas ao meu ver, melhor que alguém decorar paginas de histórias de datas passadas ou tentar ver ser Bentinho foi trouxa ou não se Capitu era uma devassa ou só um mina empoderada. Melhor que tudo isso, é fazer nossos jovens adquirem o habito da leitura. E ta, pode ser alguns jovens acabem lendo Machado e gostado e a partir dai terem gosto pela leitura. Mas sabemos que não é caso né?

Uma coisas mais legais para ser ler e poucos professores davam a atenção era a vindoura Coleção Vagalume, pela diversidade de história e uma linguagem familiar a CRIANÇAS. É importante apresentar sim, os grandes nomes da literatura brasileira e mundial. Mas de que isso adianta se acaba criando um desdem entre os alunos por achar que toda literatura tende a ser 'chata' e nada condizente com a própria realidade de cada um.

Mas, como fazer nossas crianças lerem? Bem simples, pergunte a elas o que elas gostariam de ler ue. Eu já vivi um caso de uma professora minha, me repreender por ler livros de ficção fantástica e hqs dentro de sala de aula, e estava conversando com os amigos ao redor SOBRE OS LIVROS E HQs, enquanto que tinha um grupo de meninos na mesma sala gritando e fazendo bagunça e ela não fez nada. Maass CHOICES NÉ?

Como profissionais da educação devemos ser coniventes com nossa realidade. Todo mundo quer ler fantasia, dragões, super herois em paginas pintadas, romances adolescentes? Deixem ler PORRA.

O que vale mais? Um adolescente virando um adulto leitor para resto de sua vida e passar isso a sua família ou um que mal conseguiu ler dois livros do Machado só por que a professora deu um prazo "rasoavel'' de uma semana pra uma pessoas nunca leu livros e nem vai mais depois de uma situação dessas.


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .