0

Conheça o swordplay o esporte alternativo que simula lutas medievais!

Posted by Samuel Cassemiro on 7/31/2015 in , ,

Não são apenas babuínos bobocas balbuciando em bando



Alguns podem ver como um esporte, outros como um estilo de vida e outros como um povo meio endoidado lutando com espadas de espuma. Mas, Sworplay vai muito além disso, hoje é uma espécie de "organização" com centenas praticantes no estado de São Paulo.

Existem vários grupos, que praticam o Swordplay, não só no Brasil, assim como no mundo todo. Até alguns anos era como uma tribo underground, onde os amigos se reuniam para jogar RPG e testar suas habilidades em um Combate Singular, na hora de decidir algum embate dentro do jogo. Nesse processo, surgiu o LARP, uma espécie de irmão mais novo do RPG, que saiu da mesa e foi pra fora de casa.

A Idade Média sempre foi uma época muito almejada para as pessoas do século, 21. A literatura explorou cada canto de lá e continua explorando, tirando histórias incríveis que muitas vezes são transportadas para o cinema. E esse é um dos motivos do swordplay ter saído do nicho e foi pro mainstream, às pessoas viram que não eram apenas 'babuinos bobocas balbuciando em bandos', mas um grupo sério que foi fundado com as bases na Honra e Respeito.

Swordplay


De um modo simples, é um esporte onde são ‘simuladas’ lutas ao estilo medieval, com equipamentos seguros e regras para assegurar que todos se não se machuquem. Geralmente é praticado em lugares públicos como quadras e parques. Os 'equipamentos' são as 'réplicas' de armas, que não precisam ser necessariamente 'medievais' mas, todas são fabricadas de modo a não machucarem de forma alguma o portador ou a quem foi atingido por ela.

Qualquer pessoa pode praticar o swordplay, desde que a mesma siga as regras básicas:

Ser responsável; o fato de o equipamento ser seguro não quer dizer, que não pode causar alguma dor, se usado errado; por isso é proibido acertar a cabeça, virilha e busto (no caso das mulheres).

Ser Honesto; nos treinos de swordplay, são todos feitos sob-regras para não prejudicar a esportividade do jogo. Bancar o espertinho, fingindo não ter sido atingido ou fraldar ações dentro do jogo, pode até ser motivo para expulsão do jogo, como em alguns casos: Eventos do Grupo, Eventos gerais de swordplay, pois estes tem juízes que monitoram os jogos, para verem se tem pessoas descumprindo as regras do jogo.

Mas, em suma fica a critério do jogador se monitorar e ser honesto durante as partidas de swordplay.

Ser Honrado; apesar de tudo o swordplay é um esporte e como tal deve ser jogado na esportiva, brigas e entrigas pessoais, não devem ser trazidas para dentro do jogo. “[...]Humilde na vitória, elegante na derrota.” – League of Legends.

Os Equipamentos; são geralmente fabricados com canos de PVC, revestidos com espuma e PI. E alguns casos são usados vibras de vidro, no lugar de PVC, pois esta é mais flexível e resistente a impactos.

RPG e LARP


O swordplay e o LARP - Live Action Role-Playing caminham juntos e se complementam em alguns momentos. De ser certo, o LARP é uma evolução do RPG de mesa, no qual as ações e histórias são encenadas em tempo real. O LARP nem o RPG precisam ser sobre a Idade Média.

Existem vários Grupos de Swordplay e cada grupo tem sua história fundada (ou não) no LARP e estão em constante desenvolvimento. A Falkisgate um dos maiores grupos no Sudeste do Brasil, é um deles. Com origem na cultura alemã/celta o grupo realiza eventos, para a celebrar a cultura do Medieval.

Mas, convenhamos que até alguns anos atrás, seriam todos um grupo de nerds sendo ridicularizados. E além do fato da palavra 'nerd' já foi artificio de ofender alguém. 

O swordplay e seus demais filamentos presam as diferenças cima de tudo. E sempre é buscado formas de ajudar a comunidade, através de ações comunitárias, como o 'Nerds Pelo Bem', que surgiu dentro da Ordem do Tufão - Falkisgate e sempre faz ações solidárias em prol da comunidade. Em arrecadações de agasalhos para as pessoas carentes, ou fazer ações em comemoração aos Dias das Mães e até mesmo promover a doação de sangue.

A Cultura Medieval como hype no século XIX.




Nos últimos meses, o grupo da Falkisgate, está ganhando bastante visibilidade e ganhando membros a cada novo treino. Os motivos, variam mas, assim no começo dos anos 2000, houve um buzz de produtos de mídias, baseadas em histórias Medievais. Senhor dos Anéis, foi o grande percursor para trazer esse tipo de conteúdo para o meio mainstream.

Muitos livros, filmes e séries depois hoje a cultura medieval, é um dos maiores mercados do entretimento pop. Séries como Game of Thrones, Vikings e a franquia dos Senhor dos Anéis, vem tendo bastante destaque na mídia atualmente, são grandes responsáveis pela popularização da cultura Medieval nos dias de hoje.

Se voltarmos um pouco no tempo, nas escolas vamos ver o monstro do bullying atazanando a vida daquela criança, que curtia rpg, era taxada de nerd (estranho pensar como nerd era usado como ofensa e hoje é algo bom e todo mundo quer ser) e era ridicularizada por isso. Pode até parecer, bizarro mas, era uma verdade. Com o tempo, a popularização da cultura medieval e do RPG – que hoje em dia, já não está mais ligada a cultura medieval, vide aos grupos de RPG futurísticos, cyberpunk e derivados – mostrou que, gostar disso não te faz diferente de ninguém. Assim como qualquer gosto, não define uma pessoa.

Grupos como a Falkisgate, o qual eu pertenço, estão ajudando a combater esse monstro. Como já citado, a Falkis abraça as diferenças, qualquer um pode fazer parte dela. Desde de que, tenha respeito ao próximo.

Apesar dos treinos serem de luta medieval, tudo é tratado como um esporte, onde as divergências e gostos pessoas, devem ser deixados de lado em prol da diversão saudável de todos os envolvidos.

EPS - Encontro Paulista de Swordplay



No ultimo dia 26 de Julho, aconteceu o maior evento dedicado a prática do swordplay no Brasil. Um encontra, que nesse ano, reunião mais de 500 pessoas numa batalha massiva entre vários clãs, ordens e grupos que praticam o swordplay por todo o estado de São Paulo.

Eu entrei no grupo da Falkisgate e exatamente um ano e desde então meu amor, não só pelo esporte, mas pelo grupo cresceu. E nesse ano, pude participar junto com grande parte da Falkisgate nesse evento incrível.

O principal objetivo do EPS, além da confraternização entre as Ordens e Clãs, é a divulgação do esporte em si. Pois, além de ser gratuito e seguro é livre pra qualquer um participar.

A Falkisgate é um dos grupos mais antigos que prática o swordplay e seus 'primos' do meio medieval. E com isso, o numero de integrantes aumentou muito, pois é o grupo com mais guerreiros em campo durante o EPS. Esse ano foram 105 guerreiros lutando sob o falcão negro em azul.



|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .