0

Séries | Game of Thrones 5ª Temporada

Posted by Samuel Cassemiro on 6/15/2015 in , , , ,



Já são cincos anos é muita coisa e finalmente o impensável aconteceu. E coisa fechou pra cima do Geoge R.R. Martin, autor dos livros que deu origem a série. Quando Game of Thrones foi encomendada a sua primeira temporada, o quinto livro estava prestes a ser lançado. Desde já, se especulava sobre possibilidade da série ultrapassar os livros, que ainda estão sendo escritos pelo autor.

A temporada começou bem fraca, se compararmos com ano anterior que teve grandes cenas de mortes de personagens grandes, na duas temporadas passadas. E este bem, tecnicamente não haveria...

O que reinou no quinto ano da série, foi a religiosidades dos personagens. Fé do Sete, o Alto Pardal, Os Antigos Deuses, Os Deus Vermelho e o Deus de Muitas Faces. E como núcleo da série tinha o seu aspecto religioso e como foi crescendo durante a temporada.



Eu costumo, falar da temporada no geral mas, esse foi um ano de altos e baixos, mais baixos do que altos, E cada um dos pontos, deve ser salientado, diga-se. Vale dizer, que mesmo como fã dos livros eu estava empolgado com as diferenças entre os livros, até fiz um texto antes da season começa, leia ele aqui.  Lá, eu falo minha posição a favor das mudanças na série, em relação aos livros.

Porem... existe adaptações e adaptações. E no caso dessa temporada, escolhas erradas foram feitas e ao mais legal, duas Casa Grandes de Westeros foram, de certa forma, extintas por preguiça dos roteiristas. E apesar de cenas lindas, como a sequencia final do episódio S05E08 - Hardhome, os furos no roteiros foram muitos.

De certa forma, eu vou fazer uma comparação com a das livros mas, apenas em plot e núcleos que na série ficaram muito distantes da obra original.

CONTINUE LENDO...


O Norte





Stannis Baratheon o Salvador. Melhor Pai. Rei e Devoto a R'hllor. Estava na cara, que aquilo que vimos episódio S05E09 - Dance of Dragons estava a caminho desde o primeiro episódio da temporada.  Nos livros, Stannis jamais queimou alguém inocente, Ele sempre foi um bom pai e marido e quando deixou Castelo Negro para atacar Winterfell, ele resolveu deixar sua filha e esposa na muralha. Porque, campo de batalha não é lugar para crianças e senhoras, além de Shireen ser sua herdeira. 
 Na série, houve esse meio termo de preocupação, ele amava Shireen e resistiu ao impulso de matar ela ainda quando bebe, por causa da sua doença, Escamagris. Stannis e Shireen tiveram diálogos incríveis e paternais. Mas, todos foram apenas para que, no final fosse ainda mais chocante. Mesmo, se não fizesse nem um sentido.

E que no fim, fosse uma grande piada de mal gosto. Stannis sendo massacrado por Ramsey. Sem mulher, sem filha, com sua casa extinta. 

Que a casa dos Starks iria voltar, não era nenhuma surpresa. Mas o fato da Sansa ir até lá, é sim. Foi uma grande mudança na personagem. Que nos livros nem chega perto do seu antigo lar. Ela fica no Ninho da Águia aprendendo a jogar o jogo dos tronos como ainda sobre o disfarce de Alayne Stone.



Nos livros o arco dos Boltons em Winterfell é bastante semelhante ao da série, com exceção de que não é Sansa e sim "Arya" que fica cativa-casada com Ramsey Snow-Bolton mas, calma, não é a Arya Stark verdadeira e sim á melhor amiga de Sansa, Jeyne Pole que foi enviada a Winterfell como sendo 'Arya', para consolidar o poder dos Bolton-Lannister no Norte.

No caso, o arco inteiro nos livros, é do Theon e seus conflitos entre Fedor e Theon Greyjoy. Porem, na série acabaram por jogar Sansa da sua escada do Caos para Winterfell afim de engrandecer a redenção de Theon na série. E olha, eu estava afim de ver tudo isso, porem a série apelou para fator choque e resolveu jogar quatro anos de desenvolvimento de uma personagem, em uma cena de estupro dela.

Fator de choque, que perdurou em todos os núcleos da série. A ao final da temporada, a 'resolução' do arco de Sansa e Theon foi muito corrido, (assim como em outros arcos). A cena da fuga dos dois, ficou muito improvisada, Fedor tem um lampejo de coragem e no final, pula com Sansa a muralha de Winterfell. Eu posso estar engado mas, aquele salto, eu não acho tenha sido uma salto de fuga e sim de 'suicídio', pode ser meio forçado. Mas, seria interessante, apesar de que, na real eles estavam fugindo, mas que se morressem no processo, não haveria problema algum pra eles.

Nos livros,  Theon e Jeyne Pole fogem com o intuito de chegar até Stannis. O que, bem... já não é uma opção talvez.



Sim, "talvez" porque, eu não acho que Brienne de Tarth o matou. Não só pela regra de que: Se não mostrou a morte de um personagem em Game of Thrones morrendo, ele não morreu. Ponto.... Na verdade, só pela regra mesmo. Além de que, aquela cena pode ser a Misericórdia da Mãe de Brinnie que  viu que ele está todo fodido. Sem exercito, sem família, sem casa. E vai deixa-lo viver com essa culpa de ter causado a morte de sua família e seu exercito.

Jon e seu arco na muralha, apesar de levemente distante dos livros, funcionou relativamente bem. E rendeu cenas ótimo de lutas e diálogos legais. O pesar que fica após aquele final, é que D&D querem fazer de Game of Thrones um novelão.

Assim, eu não vejo motivo pra Melissandre ter voltado para Castelo Negro, se não fosse por Jon Snow, que agora precisa do beijo da vida.

O Sul ao Sul de Westeros.





Gente. Assim, fico me perguntando quem escreveu as cenas em Dorne, meu deus. Alguém devia tirar o emprego dessa pessoa. Vamos lá.

Dorne, o que dizer desse núcleo tão aguardado e que foi tão cagado na série. Veja bem, nos livros Jaime Lannister está na Terras Fluviais/Correrio. E Dorne dos livros é muito extremo inverso do restante de Westeros, vide a sua força e resistência, pode ter sido o ultimo reino a ser tomado pelo sTargaryen após a sua chegada em Westeros. Eles, tem motivo pra odiar os Lannisters. Mas...

Nos livros, Oberyn tem sua filhas bastardadas que são as 9 Serpentes da Areia. Cada uma sua caracterizaras, inclusive algumas ainda nem floraram. Nos livros, toda a zueira começa com Arienne Martell, sobrinha de Oberyn, que foi cortada da série, seduzindo o guarda da princesa Myrcella, a deixa-la ser coreada Rainha, afinal ela é mais velha que o Tommem, seu irmão. Inclusive, isso é abordado em outros núcleos dos livros, como Asha/Yaria Greyjoy.

Após uma tentativa fracassa, já que o pai de Arienne, Senhor de Dorne, não quer uma guerra aberta com os Lannisters. Mais tarde ele releva que há conspirações sobre Arienne ter se casado com Viserys, e seu irmão Quentyn com a própria Daernerys. Plot que também foi cortado da série, diga-se Quentyn tinha POV e tudo nos livros mas,  na série ele foi cortado e levemente substitui por Tyron Lannister.

Na série, Dorne virou um freakshow de quem é mais sensual, dialogos infimos e sem profundidade. E uma, que deve ser marcada como a pior cena de luta de todos os tempos da série de tão mal coreografada. E bem, na minha inocência eu achei que eles iriam mostrar algo descente, sobre Dorne no season finale, o que não foi o caso. Foi aquilo mesmo, ruim que da até gosto ruim na boca. Eu queria ter tomado aquele veneno pra esquecer esse arco inútil.

Porto Real foi interessante no sentido da religiosidade que foi colocada em questão. Porem, o que vi foi que os produtores  não souberam o que fazer com tudo aquilo. Tudo foi tão brusco e rápido que eles engoliram personagens a trás de personagens. Esse temporada foi incompleta em muitos núcleos mas, Porto Real foi que ficou mais estranha para os olhos mais atentos.


Além do Mar Estreito




O Tyron e Jorah foi uma coisa inteligente dos produtores, mesmo que tenha rendido cena ínfimas e clichês. Foi interessante ver o mundo fora de Westeros mesmo que pouco. Nos livros foi basicamente aquilo, alguns personagens cortados e só.

Eu achei as cenas na Arena incríveis, efeitos visuais bateram até filmes grandes que vemos por ai sendo lançados a sequencias todos os anos.  Um porem, é que apesar da ameaça dos filhos da Harpia está ainda pairando Meereen, que ataca a Arena é Drogon. E Daenerys se vê, na obrigação de fazer seu filho parar de matar as pessoas, antes que alguém o mate.

É interessante porque, ele doma o Drogon, com o chicote ela faz ele se submeter a sua vontade. E não algo como uma ligação de mãe e filho. Mas foi okay na série.

Aquele final da Dany, ficou muito sei lá... No ar. Assim, ta aquele povo ficou rodando ela até quando? Dothraki são muito estranhos...

Tyron e Varys. Quero mais. Esses dois personagens renderam bastante fala ótimos, desde que se juntaram na sua busca pela Rainha Dragão. E veremos o que vai acontecer com os dois unindo forças para reinar Meereen enquanto Dany está perdida.


Enquanto todos os arcos mostrados se foram rápidos e encurtados, o da Arya foi que menos teve um avanço maior em relação aos livros. Apesar da cena com Meryn Trant, que foi um adaptação de um capitulo dela no Ventos de Inverno. No geral Arya ainda está trilhando suas passagens do Festim dos Corvos.

Os Esquecidos


Bran Stark, meu pobre Bran. Eu entendo que seu plot foi o mais longe(em relação aos livros), e provavelmente deva ser um dos mais importantes de toda série. Mas, se vermos que eles deixaram de lado algumas cenas incríveis do livro, que não iriamos precisar do ator em si. Como por exemplo o capitulo da Dança dos Dragões, O Fantasma de Winterfell, temos uma cena linda do Fedor no Bosque Sagrado, ouvindo os murmúrios de Bran vindo da Arvore Coração.

Os Greyjoys. Bem. Um dos plots novos mais legais, que pareceram no Festim, pois tem piratas e disputas de poder. Porem, acho que segundos algumas noticias de casting, podemos ver os Greyjoys na próxima season. Antes tarde do Nunca.

Aegon Targaryen. Este um deve ter sido cortado e pronto. Supostamente Aegon, foi trocado por Varys quando bebe, então levado para fora de Westeros momentos antes do Cão quebrar Pedra Dragão e matar Elia e seus filhos. A teorias que falam, que eles não é Aegon Targaryen e sim um impostor, porem nos POV do personagem o mesmo acredita que seja Aegon, filho de Raegar. Até certo ponto, ele planeja chegar até Daenerys afim de casar com ela. Porem,s e vira para Westeros para tomar o trono de ferro..

Quentyn Martell e Arienne Martell. São dois personagens que foram cortados e que tem cerca importância na trama das Crônicas de Gelo e Fogo. Dorne foi mutilada de verdade. Apesar de tudo foi sem duvida alguma o que fez a quinta temporada afundar em termos de roteiro.

Por fim, a série tomou caminhos sem volta e que pode refletir muito no final de Game of Thrones. A produção estava impecável, como já citei mas os problemas foram direto no roteiro que ficou rápido e insosso. Eu, definitivamente não estou empolgado para sexta temporada.

Eu sobre quinta temporada
Esse season finale, ficou mais com cara de meio de temporada. Nada foi fechado. Esperamos que a sexta temporada, não peque como esta pecou. E preparem se, pois a próxima deve ser totalmente inédita em suas tramas, já que sexto livro, não deve ser publico tão cedo.

A trilha sonora apesar de bater na mesma tecla foi bem legal, Son of Harpy é dar de um frio na espinha, Blood of the Dragon recebeu um tratando bem interessante, como Break of Chains da quarta temporada, assim como Dance of Dragons, House of Black and White tem uma pegada bem legal.


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .