1

Resenha | Todo Dia, David Levithan

Posted by Samuel Cassemiro on 1/14/2015 in , , ,


Autor: David Levithan
Titulo: Every Day
Editora: Record
Páginas: 280
ISBN: 9788501099518
Gênero: Jovem Adulto


  A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor..



O que David Levithan nos apresenta é um estudo sobre o jovem atual, seus problemas, suas aspirações para o futuro e uma critica a sociedade a visão dela sobre os jovens. Em um romance, que muitas vezes por brincar de ficção cientifica, Levithan vai mostrar várias facetas do que é ter os hormônios a flor da pele.

O foco da narrativa, fica no romance e os porques  do personagem principal mudar de corpo fica no segundo plano, apesar de ser desenvolvimento aos poucos no decorrer dos eventos.
É quase como ver vários filmes de drama adolescente se desenrolar nas paginas, uma dia ele acorda cego, em outro no corpo de uma menina com depressão e que planeja se matar, e depois em garoto gay.

David Levithan sabe captar cada essência do cada adolescente que criou para seu livro, em todo caso o livro é aquele romance sobre dois casais que não podem ficar juntos. E diferente das demais obras que abordam esse tipo de assunto. A beleza desta, está em como os dois, A e Rhiannon acabam se apaixonando todos os dias, e como apesar dele estar com outro corpo, outra vida em mãos, eles ainda conseguem amar um ao outro.

@Samwell_Cass

A descrição de Levithan para os lugares, pode deixar um pouco a desejar, mas compensa na criação de personagens sólidos e como eles são apresentados para o leitor de forma muito simples e filosófica.

If I woke up in a different body every day--if you never knew what I was going to look like tomorrow--would you still love me?


A cada dia, A. em sua troca de corpo troca de vida, de um atleta popular, a há uma menina depressiva, cada um com suas características. Eu acho difícil categorizar esse livro, embora seja um jovem adulto em grande parte do livro, ele trata de questões muito mais profundas que isso, é um ensaio antropológico de Levithan, que nos leva as mais diferentes situações. E todos os porques que envolve A. Um ser que habita corpos por um dia de sua vida, em delírios sobre o que é ele, são deixados de lados. Embora não completamente. 
Pessoalmente, acho que um novo livro a acerto do que acontece após o final, decente para a trama, mas que para mim, não faria mal algum continuar para um ponto mais explicito.

Apesar do livro, ser como eu disse um ensaio sobre como é ser um adolescente. A falta de informação sobre o que seria A pode atrapalhar algumas pessoas no decorrer da leitura. Algumas podem simplesmente abraçar esse ensaio, outras podem achar que A é algo que nem mesmo o próprio David Levithan soube deixar claro na trama. Mas isso, se você ler nas entre linhas. Ai um livro totalmente novo vai se abrir pra você.




Ótimo!



|

1 Comments


Olá,
Já li esse livro e gostei bastante, só fiquei decepcionada com o final. Mas, em suma, não gostei tanto quanto a maioria das pessoas.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .