1

Resenha | Danem-se os normais, João Estrella e Mariana Torres

Posted by Samuel Cassemiro on 8/28/2014 in , ,

Autor: João Estrella e Mariana Torres
Titulo: Danem-se os normais
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 176
ISBN: 978-85-7734-472-7
Gênero: Não Ficção/Biografia


DE LADRÃO NAS RUAS DE BRASÍLIA E SÃO PAULO A EMPRESÁRIO NOS EUA.

Em meados da década de 1960, Sila da Conceição passava boa parte de seus dias no mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, onde vendia tapioca para garantir a sobrevivência da mãe e dos irmãos. Cinquenta anos depois, desembarca em um aeroporto da Flórida, onde é proprietário de treze imóveis, dá ordens ao telefone para funcionários de sua construtora e sua companhia de táxis.

De um extremo a outro dessa história surpreendente, Sila navegou por uma vida repleta de crime, drogas e degradação. Foi ladrão em Belém, Brasília e São Paulo, conviveu com prostitutas, traficantes e assassinos, passou diversas vezes pela prisão e foi parar em um hospital à beira da morte.

De tudo isso, extraiu as marcas que fariam seu sucesso no mundo dos negócios. Ao direcionar para uma existência corajosa o mesmo método e as mesmas leis que pautavam sua relação com as ruas, Sila transformou as cicatrizes da violência em ensinamentos de vida. Contra todas as chances, encontrou na própria experiência os motivos para buscar um rumo diferente do esperado por todos e por si mesmo.


Eu não sou fã de biografias, ainda que aprecie o gênero auto-ficção, 'Danem-se os normais' foi uma leitura que pegou de surpresa. Não só por ser uma leitura rápida, mas também porque me conquistou com um tema não muito comum. A vida de ladrão que faz da bandidagem, algo empreendedor digno de filmes hollywoodianos, cheios de reviravoltas. E estou falando da vida  de um brasileiro; "Silas, ex-ladrão".


O livro mesmo narra a história de Silas em terceira pessoa, mas de algum modo o autor conseguir criar um fluxo de pensamento muito consistente em relação aos eventos da vida de Silas. Não é nada de didático, é quase ficão em alguns pontos. João Estrella é analista politico e editor e é formado em História pela PUC-Rio, publicou a biografia de Marcos Vianna, presidente do BNDS durante a ditadura. Em 2011 conheceu Silas e decidiu que essa seria uma história a ser contada.

O livro é bem curto, pra uma história de perdura cerca de 50 anos da vida de Silas da Conceição, os eventos tem seu ponto a partir de um viagem em que Silas, está voltando de uma viagem do Brasil à Miami. Num momento de nostalgia o mesmo se vê pensando em toda trajetória que o levou até aquele momento. E como tal, também foi em cada paragrafo, numa linha temporal que começa quando ainda criança, Sila 'conta' a sua história, que de pequena não tem nada. 

Uma das coisas que o narrador faz, é nos dar um breve vislumbre sobre uma nova pessoa a ser apresentada. Suas convicções, amores e história de vida. Com Silas, isso nunca acontece, nunca sabemos mais do que qualquer um que acabou conhece-lo. É um detalhe que da uma gosto na hora de ler, você quer saber mais sobre Silas. Silas acaba se tornando seu objetivo na leitura, desvenda-lo.

Mariana Torres é formada em jornalismo pela PUC-Rio sempre teve contato com a teledramaturgia, responsável pela redação do livro Autores: histórias da teledramaturgia. Com certeza ela fez sua parte na hora de organizar a vida de Silas, é difícil saber como alguns eventos devem ter desenrolado, pois por mais que narração flua em terceira pessoa, muitas coisas são deixadas pra trás. 

O Silas em si, não é uma pessoa amável, e de longe foi sua história é incrivelmente simples mas, muito sagaz. E foi isso que me prendeu, o voracidade de um menino que teve que dar tudo de si em prol dos outros. E é claro, a escrita volátil e sem pudor que acarreta nessa obra. Eu diária que você deva se jogar de cabeça nela. É algo que por mais simples que seja, vai lhe algumas boas horas de diversão e pensamentos empreendedorista. 


Bom!


|

1 Comments


Baseado em fatos reais, Danem-se os normais, relata toda uma trajetória de miséria, crime e trabalho; Sila enfrentou os mais diversos obstáculos em busca de dar uma vida melhor para sua mãe e sua família, vencendo as adversidades, foi mendigo quando criança , vivendo nas ruas, dormindo em calçadas, passou a batedor de carteiras dos 19 aos 29 anos de idade, até um dia que decidiu parar e com muita determinação e trabalho Sila venceu, se tornou um grande empreendedor, ultrapassando as fronteiras do Brasil, ultrapassando as fronteiras daquele menino que tinha tudo para ter um futuro cruel, mas Sila queria ser diferente e lutou para ser a diferença. Temos um exemplo vivo que nada é impossível, que com que determinação, coragem e disciplina é possível reverter o quadro e danem- se os normais.

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .