0

Resenha | Wild Cards - O Começo de Tudo, George R. R. Martin

Posted by Samuel Cassemiro on 7/29/2014 in , ,

Autor: Vários Autores
Titulo Original: Wild Cards I
Editora: Editora LeYa
Paginas: 480
ISBN: 978-85-8044-510-7
Gênero: Fantasia / Super-heróis





Em 1946, um vírus alien que reescreve o DNA humano é acidentalmente lançado aos céus de Nova Iorque, matando 90% dos que têm contato com ele. Entretanto, 9% sofrem mutações que os transformam em criaturas deformadas (conhecidos como Coringas) e o 1% restante (conhecidos como Ases) obtém super poderes. Uma parcela dos Ases é chamada de Dois, são os que adquiriram super poderes ridículos ou insignificantes. O vírus transportado pelo ar por fim se espalha sobre todo mundo, infectando dezenas de milhares de pessoas. Fazem parte da série contos e romances-mosaico que compartilham um mesmo universo ficcional. Criada por um grupo de escritores americanos, foi reunida e editada pelo autor best-seller George R.R. Martin.


Não vou mentir, o grande "George R. R. Martin" escrito na capa, me chamou atenção pra essa obra. Posso dizer, que já virei escravo de tudo que tem o nome desse cara mas, o grande atrativo não GRR Martin. E sim, o eventos históricos e 'reais' que aconteceram na metade do século passado. 



O ideia de Wild Cards, nasceu de uma partida de RPG em que Martin e alguns amigos criaram. E partir dai, eles se juntaram e começaram a tecer um mundo, em cima do nossa mundo. É um pouco difícil de entender né? Mas, calma. Isso é o gênero, de 'ficção histórica', onde o autor escreve sobre eventos históricos, e modo a se encaixar na sua trama, ou vice versa. Ou seja, também pode mudar detalhes de eventos históricos a fim de encaixar a sua trama nele.


O livro começa com um relato militar, dos eventos que acarretaram a liberação do vírus Carta Selvagem. Não muito obstante, há milhares de referencias hás outras obras de ficção cientifica.

 "Anos depois, quando vi Michael Rennier sair daquele disco voador em O dia em que a Terra parou, recostei-me minha esposa e disse: É assim que um emissário alienígena deveria parecer."

Basicamente, o livro todo é formado por contos, onde cada autor criou o seu próprio personagem, mas outros autores também podiem usar o mesmo personagem pra completar a sua histórias. No começo, pode parecer um pouco confuso, por ter basicamente relatos de ocorridos que variam de primeira, até em terceira pessoa. Ainda sim, mais a frente essa diferença é quase nula, quando você já pegou todos os personagens e suas características.

Cada conto, vai narrar uma faceta dos efeitos colaterais do Vírus, seja na visão de um garoto de 11 anos. Ou de um recém chegado extraterrestre que veio tentar deter a detonação do Vírus. O reflexo em Hollywood e no governo americano.

Agora, imagine o pós segunda guerra, enquanto o mundo ainda temia a própria sombra. Um mundo, onde o Gandhi foi salvo por um homem indestrutível, onde ditadores fascista foram caçados por um a equipe especial de Ases. E as consequências, de tudo podia significar ser comunista. Inclusive ter, poderes.

A escrita do livro, pode ser muitas vezes confusa no começo. Mas, assim que você vai lendo, e descobrindo mais coisas, e no final, tudo se junta e forma um unica história. Um sorriso de espanto pode surgir na sua cara. Não é o tipo de leitura pra pessoas muito desinteressadas em ficção cientifica. Mas, se você gosta de não só gosta de scific mas, também de História. Você vai adorar o livro.


Bom!


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .