Resenha | Todos Os Meus Amigos São Super-Heróis, de Andrew Kaufman

Posted by Samuel Cassemiro on 3/28/2014 in , , ,




Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, entre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado da Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de seis meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes dessa história?







Se você leu os quadrinhos de Scott Pilgrim Contra o Mundo, já deve ter um noção do se esperar sobre esse livro, estranhamente legal a seu próprio jeito, sem jeito de contar uma história, sem história. Algo muito sem sentido, fazendo muito sentido, com piadas muitas vezes idiotas, mas ainda muito engraçadas.
O livro é uma mistura do literal mais absurdo que você já ode se pegar pensando, as piadas (sqn) de Kaufman são posta de forma tão naturais no texto que as vezes vocês simplesmente se vê rindo, sem um motivo aparente.
O livro é bem curtindo, a história se passa durante o voo de avião, com flash do passado, contando com tudo foi parar ali. Como escolhas de Tom, se tornaram estupidas após eles pisar na bola com a Perfeccionista, além de seu passado antes e durante seu relacionamento com ela.

De modo mais normal, o livro todo constrói o meio final de relacionamento como nós conhecemos, como alguém que eramos loucamente apaixonados até ontem, se torna um completo estranho dias depois.

Há algumas ilustrações em cada capitulo, de forma a mostrar alguma cena do até acontecendo. E em alguns pontos, a narrativa central da lugar uma 'wiki' sobre alguns super-heróis seja eles amigos ou desconhecidos de Tom e Perfeccionista. Todo eles na linha de algo tão literal que se torna um poder, as vezes muito inútil, como a Projecionista (Perfeccionista não gosta dela) que tem capacidade que projetar suas expectativas  pessoas sobre alguém e isso acontecer.

Eu não sei como ficou tradução de alguns nomes de Super Heróis, pelo fato de os nomes serão REALMENTE algo literal. O autor foi bem expressivo nisso, de modo a ir mostrando mais e mais super herois cada um mais irreverente que outro. Algumas coisas, são soltas no meio de descrições de personagem, o fato deles descobrirem seus poderes, 'numa quarta feira'. Foi algo que foi ignorado por mim no começo do livro, mas logo se tornou um padrão.

Algumas pessoas podem, ler ele e acha apenas engraçado. Outras que é uma biografia estranho sobre sua própria vida, não foi difícil me conectar com Tom, ou algum super herói que teve seu poder levado ao pé da letra, como o Invisível, que nasceu invisível, e quando criança, costumava tirar a roupa e se esconder dos pais. Até que eles o pintaram com uma tinta azul não tóxica. Certo dia, quando estava indo seu primeiro dia numa escola, seus pais perguntaram se ele queria ir pintado ou não. Invisível, acreditou que não, e foi escovar os dentes, a 'imagem' da escova flutuando no nada frente ao espelho, deixou ele assustado. No fim ele resolveu ficar, pintado de azul. Foi chamado de Renegado Azul, até muitos ano, já cresci, ele encontra alguém com o mesmo problema que ele. Num dia, ele resolve que deve ser invisível, tornando assim, O Invisível, numa quarta feira qualquer.

Enfim, Kaufman tem um escrita bem rápida e divertida pra cativar qualquer um. Até agora, esse é primeiro do autor traduzido aqui no Brasil pela LeYa. Não há informação se eles vão publicar mais livro do Andrew Kaufman até o momento.




|

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .