Cinema | O que esperar de Jogos Vorazes: A Esperança

Posted by Samuel Cassemiro on 3/23/2014 in , , , , ,



Não preciso nem falar que esse texto, terá spoilers do livro A Esperança e toda trilogia Jogos Vorazes. Continue por sua conta e risco.
No dia 15 de Novembro de 2013 estreou o de deveria ser o penúltimo filme que adapta os livros da Trilogia Jogos Vorazes. Muito antes de Em Chamas, estrear já ficamos sabendo da decisão da Lionsgate dividir o ultimo livro em duas parte. O que está se tornando uma regra para os filmes de adaptações de livros. Mas, aqui não focar se a divisão do livro foi boa ou ruim para a trama, nem se era realmente necessário.

[Continue Lendo]



Na critica de Ender's Game: O Jogo do Exterminador, expus minha ideia sobre Jogos Vorazes, trouxe consigo um novo ideal de franquia juvenil. Já não é mais necessário, um mundo totalmente diferente do nosso, muito menos um mundo explicado, do começo ao fim. O simples fato de tal mundo ter um relação plausível com o nosso já basta. As personagens, não tem um lado bom ou ruim, apena o lado delas. Assim como qualquer ser humano.

Katniss uma menina de 16 anos que nasceu num mundo já desvatado, se vê lutando pela própria vida para salvar a seu irmã. E quando acha que tudo acabou, ela se vê lutando pela vida de desconhecidos, pessoas que talvez simplesmente queiram que ela morra e pare de tentar mudar as coisas.

Até que custa vale lutar pelos outros?

Esse é dilema que Katniss é obrigada a levar nas costas. Uma coisa que podemos trazer para nós mesmos. Você já parou pra olhar seu amigo, perguntou pra ele como ele se sente? Se precisa de algo? Já deixou de ter algo em prol de outra pessoa?

O final de Em Chamas, foi algo bruto. E agora, após ser explodida ter amigos sequestrados e seu 'lar' em cinzas, Katniss deve ser a voz, o corpo e cara de uma rebelião que nem ela mesmo sabe se deve acreditar.

Suzenne Collins tirou o conforte de histórias com pé e cabeça que os jovens tinham. E colocou algo que eles podem ver da janela de seu quarto. A violência, o controle das massas, o pão e o circo os dilemas do certo e o errado. 

O final da trilogia nos livros é algo bem brutal, do tipo fazer você querer chorar por alguns minutos depois de já ter terminado ele. Quem leu, teve sua própria criação da cena, no cinema é algo mais complicado. Não é simplesmente explodir sob um câmera desfocada num close na face da personagem.

Estamos falando, de carne derretendo, dor e pessoas mortas.
Assim que Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2, chegar ao fim em 2015. Teremos um novo ideal de pensamento jovem, um novo ideal de franquia. 


Alguns links sobre Jogos Vorazes:




|

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .