Playlist: Telecurso Urban Conceitual Vol. II

Por que ler literatura do século XIX?

Posted by Samuel P. Cassemiro on 11/23/2014 in , , , , , ,


Originalmente publicado: 24/12/2013

Investir na leitura, seja ela qual for é algo que deve ser encorajado, porem menosprezar certos tipos de ‘literatura’ deveria ser crime.

No século XIX, muito do que lemos hoje, temos graças aos Autores da época. Porem, se você já acostumou-se a ler literatura do século XIX e afins. Deve ter em mente que na situação atual que era o Mundo naqueles tempos, poderíamos até dizer que era chato.

Não tinha Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo e o queridinho do mundo Senhor dos Anéis, que só seria publicado quase um século depois do fim do Romantismo. Ta mas, aonde vamos com isso?

Bem, todas essa obras citada, tem suas qualidade na fantasia, ação e enredo bem salientadas. Mas já parou pra pensar, que a literatura do século XIX é a mesma coisa, porem – muitas vezes – sem a fantasia de dragões, feiticeiros e derivados.

Em toda a história sendo na Arte ou na Literatura, o conteúdo que é produzido na época é sempre um espelho de sociedade que os consume. Como Hoje, o que o publico mas busca são romances de teor fantástico, então o ‘mercado’ de autores tem buscar agradar seu publico, certo?

O mesmo para os autores do século XIX. Porem, se esta convencido de que realmente quer adentrar nesse mundo de amores perdidos, narcisismo, egos gigantes e uma tendência a se apaixonar pela morte. Vá com calma...

Novamente, seguindo o povo da época, que não tinha smartphones, tvs e muito menos internet. Estavam sempre a procura de algo que lhe desse tato e um aprofundamento ‘fácil’ diante de um obra. Daí as descrições longas e detalhadas.

Não só pela riqueza história, os textos do século XIX engrandecem o vocabulário, expande a mente para novos horizontes. Sem falar que ‘nossos’ clássicos são considerados os mais belos do mundo. Muitas faculdades adotam questões sobre eles, incluem até mesmo algumas no exterior.


Porem, ler antes de tudo é uma coisa mágica e assim que como a Mágica, se você usar a imaginação pode lhe dar uma visão do “século passado” e isso já deveria deixar qualquer um com a cabeça nas nuvens.

Nota¹ Essa é a introdução de um Trabalho de Português, na qual eu deveria criar uma antologia de poemas do século XIX, dentre autores do ultrarromantismo português e brasileiros, além compilar poemas, tinha de ser acrescentado notas sobre cada poemas, além de bibliografias e é claro uma Introdução. 


[ATUALIZAÇÃO: 23/11/14]
Nota² Por ser um texto didático, e de minha autoria. Cuidado na hora usar ele, em trabalhos escolares, meu intento é apenas instigar uma ideia ao leitor que procura escrever o seu próprio texto. Ou apenas, busca entender os motivos e a importâncias de ler literatura do século XIX. É proibida a copia completa ou parcial deste ou qualquer texto aqui publicados, sem aviso prévio e fonte declarada. 



|
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2012 - 2014 Nerd Sedentário .